Olá, bem-vindo(a) a loja online do Ateliê Recontar.
O Ateliê Recontar é um projeto desenvolvido por mim, Uriel Cordeiro, sou engenheiro agrônomo, agricultor, poeta e marceneiro nas horas vagas. O projeto começou durante a pandemia. Em frente à minha antiga casa iniciou-se a construção de um pequeno prédio. O barulho da obra me atrapalhava a ter concentração para estudar (na época era estudante) e eu, indignado, não sabia bem o que fazer...
Mas reparei que o pessoal da obra descartava diariamente várias madeiras, de diferentes tipos e qualidade (principalmente tábua de caixaria). Então, comecei a juntar essas madeiras e, com o auxílio emergencial do governo na época, resolvi comprar algumas máquinas e transformar esse material que fui coletando ali.
Inicialmente montei uma singela bancada ao pé de um grande abacateiro no quintal e comecei a me arriscar na elaboração de pequenos projetos. Era pandemia e tínhamos que ficar em casa, por isso, tive mais tempo para a atividade. Aos poucos fui desenvolvendo a confecção de móveis e objetos em madeira. Buscando sempre aliar as técnicas de marcenaria tradicional com técnicas mais atuais. (Estudando marcenaria diariamente na internet durante a noite).
Em seguida, comprei um gazebo e foi o primeiro teto do ateliê, que na época ainda não tinha nome. Enfim, o tempo foi passando, fui divulgando na minha rede social o trabalho e vez que outra entrava um pedido, e com isso, pude investir em novas ferramentas e num espaço melhor.
Em seguida me mudei dessa casa e me instalei na garagem de um amigo por um ano, onde segui nesse mesmo ritmo, desenvolvendo projetos sob encomenda nas horas vagas entre faculdade e trabalho. Após esse ano me instalei num sítio em São Pedro de Alcântara-SC e, por questões de rotina, tive pouco tempo para trabalhar no Ateliê.
Mas foi ali que surgiu a ideia do nome, Ateliê Recontar.
O nome Recontar, carrega o peso de uma nova jornada que iniciou em minha vida, além de uma jornada que o mundo está (e precisa) iniciando. Com as mudanças climáticas, desmatamento, aumento nas emissões de CO2 e desigualdades sociais o mundo vive um processo de transição, onde Recontar histórias e modos de vida de uma forma mais harmoniosa, sustentável, integrada com as atuais demandas da sociedade e da natureza é fundamental.
Por isso, usar madeiras de demolição é uma forma sustentável de reciclar e trabalhar com madeiras nobres, sem ter que comprar madeira nova, que muitas vezes são de fontes não sustentáveis (ou duvidosas).
Madeiras de demolição costumam ser de ótima qualidade e durabilidade e muitas vezes são descartadas como lixo. Além disso, em geral, são madeiras nobres que já não se encontra mais para comprar em madeireiras, sendo muitas de espécies que hoje estão ameaçadas de extinção, como por exemplo a Canela-preta (Ocotea catharinensis), a Perobora rosa (Aspidosperma polyneuron), o Pinho (ou araucária) (Araucaria angustifolia) entre outras.
A madeira de demolição na maioria das vezes vem suja, com pregos e/ou parafusos, com tinta, verniz e marcas do tempo. Por isso, demanda uma energia a mais no processamento da madeira para que fique boa para se trabalhar. E nesse processo tenho a oportunidade de olhar bem de perto os detalhes da madeira e a possibilidade de explorar seus melhores aspectos, sejam estéticos ou estruturais.
No ateliê desenvolvo projetos autorais, buscando inspirações em outros artistas que admiro e na natureza ao meu redor. Busco fazer um paralelo entre outrora e o agora, entre o moderno e o natural, entre o afetivo e o racional e entre o estético e o prático. Na intenção de transmitir às pessoas como todas as coisas se entrelaçam nesse mundo e que isso pode ser bom se feito de forma harmoniosa, respeitosa, amorosa e sustentável.
Faço um convite a você que busca, de alguma forma, causar impactos mais positivos no mundo, adquira um produto do Ateliê Recontar e tenha a certeza de que, além de ter um lindo objeto em madeira, contribuirá para um mundo melhor e mais sustentável.
Atualmente o ateliê está em Santo Amaro da Imperatriz-SC no Sítio Floema, onde vivo com minha companheira Natália Lucena e o Jack (nosso pet). Aqui, além do ateliê, trabalhamos com agricultura regenerativa, sistemas agroflorestais agroecológicos, educação ambiental, agroecoturismo e formações em diversos assuntos da sustentabilidade.
Siga nossos perfis nas redes sociais e acompanhe de perto nosso trabalho:
@atelierecontar
@urielcordeiro
@natireba
@sitiofloema